Tulipas

 

Oi gente!

E aí, como foram de feriado? O meu foi muito bom ao lado das minhas sobrinhas e cunhada linda que tanto amo.

A pedidos hoje vou falar de uma linda flor, a Tulipa.

Esta linda planta está associada à imagem da Holanda, mas na verdade, é originária da Turquia. Seu nome vem da palavra “tulipan”, que significa turbante.  É encontrada em mais de 20 cores, entre vermelho, branco, roxo, amarelo, rosa, salmão, creme, laranja e até mesmo com a mistura de duas cores. Dizem os especialistas que esta flor representa amizade e simpatia e se for vermelha, uma declaração de amor .

Sua safra vai de março a setembro (durante todo outono e inverno) e por este motivo ela é uma flor de clima frio. Em época de calor, a flor desabrocha rapidamente. Já no frio, se mantém viva por mais tempo.

Com clima brasileiro é muito difícil fazer com que as tulipas floresçam, tanto que aqui no Brasil só há um grande produtor da planta. Porém, caso você queria tentar vamos a explicação: Compre os bulbos em qualquer Garden certes ou grandes floriculturas. Deve-se retirar os bulbos da embalagem e enterrá-los em terra arenosa (em vaso ou canteiro). Depois, basta cobrir com terra. A rega é feita 2 a 3 vezes por semana, até brotar. Não é recomendado que a planta fique no vento. A tulipa deve ficar por mais de 4 horas por dia no sol, porém, à meia sombra. Por fim, esta planta não requer poda, e suas flores são de corte para uso em arranjos.

A tulipa é uma flor interessante e que nunca nos decepciona, pois seu botão sempre abre. Segundo os produtores, a flor pode durar de 6 a 10 dias na casa dos consumidores.

Caso ela já esteja cortada e colocada em um vaso com água, pode-se colocar gelo também. Nesse caso, se estiver com algum tipo de conservante pode durar até 8 dias.

Vocês já perceberam que frio e umidade são climas excelentes para a tulipa, portanto evitem comprar a flor na primavera e no verão, pois nessas estações sua durabilidade diminui muito.

Ao comprar um vaso com flor, prefira as de botões fechados, para que a planta dure mais tempo. Em média as tulipas em vasos podem durar 6 dias, mas existem formas para você aumentar a durabilidade da planta.

A rega pode ser feita de 2 a 3x por semana, espere a terra secar para molhar pois por mais que ela goste de ambiente úmido, umidade excessiva atrai fungos, que acabam a planta. A tulipa não gosta de ventos fortes, então mantenha-a dentro de casa, de preferência numa janela que bata sol, ela adora sol e o leve ventinho gelado de inverno.

Vi muitos comentários na internet dizendo que, colocando-se duas pedras de gelo sobre a terra do vaso, pela manhã e à tarde, todos os dias, reduz-se o calor e aumenta-se, assim, a sua durabilidade. Li também sobre colocar o vaso na geladeira por 10 minutos para que a flor se feche um pouco, podendo aumentar mais ainda sua durabilidade, para até 10 dias .

Para saber o que acontece com a tulipa, vamos ao teste. Comprei um vaso de tulipa, ela estava fechadinha. No dia seguinte, como já estava calor ela desabrochou rapidamente, e nos dias em que coloquei 2 pedras de gelo sobre a terra, os botões fecharam um pouco, e com isso aumentou a durabilidade da planta.

002 (2)

Foto da minha tulipa com 2 pedrinhas de gelo na terra, no final do dia.

Pois bem, feito o teste do gelo e comprovada sua maior durabilidade resolvi fazer o teste da geladeira, notem que nos dias que fiz o teste a temperatura ambiente era de 23 a 28 graus, calor.

Apresentação1

foto 1: A Tulipa estava assim às 10h e 15m, temperatura ambiente por volta de 25 graus. Coloquei na geladeira durante 10 minutos e nada mudou, então resolvi deixar um pouco mais para ver o que acontecia…

foto 2: Passados quase 2 horas, 12h e 10m  (eu sei que foi muito tempo gente ,rsrs, mas não consegui tirar antes, estava com muito trabalho no escritório e o tempo acabou passando, rs) retirei a planta da geladeira e percebi que todos os botões que estavam antes abertos, naquele momento estavam fechadinhos.

foto 3: às 16h e 50m, ou seja, passados mais de 3 horas depois que retirei da geladeira, com a temperatura ambiente mais alta ainda, por volta dos 27 a 28 graus, a tulipa abriu muito.

A minha tulipa durou 8 dias no total, sendo que no 6º dia algumas hastes começaram a murchar e no 8º dia ela murchou toda.

Depois de todos os testes possíveis e imagináveis que fiz com a planta a conclusão que cheguei foi: comprem tulipas em um dia frio, muito frio, tipo no inverno mesmo para assim, quem sabe, ela durar os 10 dias, e mesmo no frio, regue com água gelada e coloque gelo na terra 2x ao dia.

Vou fazer o mesmo teste quando o inverno chegar, daí faço outro post contando para vocês o resultado.

Mas de qualquer forma, não vou jogar fora a tulipa que comprei, abaixo explica como fazer com que a tulipa floresça novamente, vamos a tentativa…

A outra forma é fazer com que a sua tulipa floresça mais uma vez, como eu disse o clima aqui no Brasil não ajuda muita, mas com algumas técnicas e paciência dá para tentar fazê-la dar flores pelo menos mais uma vez. O processo é demorado e complicado, mas para quem gosta de jardinagem, pode ser um desafio compensador: Ao cair suas flores, ela perderá todas as folhas. Quando isso acontecer, corte o caule e desenterre a planta. Você vai encontrar uma espécie de cebolinha, o bulbo. Lave o bulbo em água corrente, esfregando para tirar a terra, como você faria com uma batata antes de descascá-la. Deixe o bulbo secar bem ao sol e guarde-o em um saco de papel no gavetão da sua geladeira. Quando o próximo outono chegar, plante-o num vaso com 4 partes de areia, 4 de terra e 2 de composto orgânico (você encontra tudo isso em casas de jardinagem). O buraco deve ter a profundidade de 2 alturas do bulbo. Deixe o vaso no sol e regue somente quando estiver seco. Logo o bulbo brotará, suas folhas aparecerão e, no próximo inverno, você terá novas tulipas!

Espero que tenham gostado do post e para não terem maiores decepções, comprem suas tulipas no inverno, com certeza ela durará mais tempo.

Uma excelente semana a todos!

bjokas.

8 comentários sobre “Tulipas

  1. Miiiiii !!! Amei tudo isso, e fiquei mais feliz ainda é saber que eu “praticamente” fazia tudo certinho, só não sabia da questão da geladeira, mas as pedrinhas de gelo eu colocava e sempre deixei para comprar as tulipas na época de frio, e em Bragança elas duram muito mais porque o lima lá no inverno é muito frio, e a minha casa mais fria ainda … rsrsrsrs … Vou seguir suas dicas .. Muito obrigada !! Beijinhos

    Curtir

  2. Oi cunha.
    Imagina ,vc começa o post citando a mim e as meninas com tanto carinho!
    E depois fala sobre tulipas!
    Adivinha qual foi a flor do meu casamento?
    Tulipa,claro.
    Também amamos vc.
    Já com saudades,
    Cunha Ka.

    Curtir

  3. Adorei estas dicas e vou fazer com certeza !
    esta idéia de colocar na geladeira faz com que ela se sinta na Holanda,mas que lindas
    são as maravilhas de deus!
    . Beijão para vc!

    Curtir

  4. Quero agradecer as dicas . Muito obrigada, deu certo colocá-las na geladeira . Moro em Brasília e o clima aqui é muito seco, mas em abril começa esfriar um pouco, dicas do gelo também funcionaram.
    Um grande abraço!

    Eliz

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s