Amarílis

026

A Amarílis, que é também conhecida por Açucena ou Flor da Imperatriz, é uma planta bastante apreciada para fins ornamentais, de graças suas flores  grandes e de diversas cores como rosa, laranja, branco, vermelho.

Sua floração geralmente é anual e ocorre principalmente durante o começo do verão. Como a temperatura está “louca” aqui em Sampa, as minhas Amarílis estão brotando agora no início da primavera.

Embora seja uma planta que necessita de muito sol para crescer saudável, durante sua floração pode ter as pétalas queimadas pelo sol  e assim não ficar tão vistosa, aconselha-se posicioná-la em lugares que era receba muito sol o dia todo, porém que esteja coberta do sol do meio dia.

É uma planta que não tolera bem variações climáticas extremas durante o inverno, logo durante invernos rigorosos tenha o cuidado de garantir que ela tome bastante sol, porém coloque-a em um lugar que não venta muito.

Aconselha-se utilizar solo fértil e de boa drenagem. Utilize terra vegetal adubada misturada a areia grossa ou outras estruturas de boa drenagem (como lascas de madeira) para melhorar a drenagem dos vasos.

Os bolbos (batatas) ou mesmo a planta já om flores, podem ser adquiridos em lojas de plantas, floristas e hipermercados.

Geralmente estes já plantados são os que colocamos dentro de casa num bonito “cachepot” em cima da mesa ou num canto que precise de cor. Não precisam de cuidados extra nesta fase podendo apenas ser regados certificando-nos de que não os deixamos com excesso de agua que poderia apodrecer o bolbo. Caso opte por plantar, não os devemos enterrar completamente mas só até metade ou deixando a ponta dos mesmos exposta.

Quando finaliza a floração temos um belo ramalhete de folhas longas que não devem ser cortadas pois a planta precisa delas para alimentar o bolbo e assim no ano seguinte nos voltar a surpreender com as suas magnificas flores. Nesta altura caso possível deveríamos colocar o vaso no exterior e deixar que absorva todos os raios de sol possíveis. O sol ativa drasticamente a cor das flores.

029

As flores podem ser cortadas e colocadas em jarras mas pelo seu tamanho e peso não têm uma boa colocação na mesma, no entanto devemos ter em conta que o pé não deve ser afogado em agua mas apenas na quantidade necessária e ser mudada todos os dias.

Adoro esta época das flores.

Boa semana, bjokas

2 comentários sobre “Amarílis

  1. oi tenho uma amarílis em casa…ganhei de uma senhora que tinha muitas embelezando sua casa…tenho ela desde outubro do ano passado, mas nunca deu flores….uma vez, umas lagartas comeram as folhas e acabou a planta, mas a batata germinou de novo e ainda nao deu flores…qual o problema? :/

    Curtir

  2. Ganhei uma batata e plantei a uns 7 anos. Deu folhas lindas, mas nunca havia florido! No início desse ano, peguei no vaso para por no lixo, mas não tive coragem. Ai pela minha surpresa no mês de Julho veio as flores lindíssimas! Fiquei muito feliz😊

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s